Aula 4 - Aprender a gerar Conhecimento (4/4)

| 1. Inovação | 2. Investigação | 3. Gestão de Projetos | 4. Trabalhar Juntos |

Aprender a trabalhar juntos

"Não perguntes o que os teus amigos de equipe podem fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por eles. (Magic Jonson).

Trabalhar juntos

As pessoas são dotadas de uma grande individualidade e tem consciência desse fato, tanto que as vezes esquecem até que ponto dependem dos outros para o seu sustento nos aspectos práticos da vida, das pessoas que as acompanham, apoiam, e, inclusive as compreende através da imagem e dos conselhos que dão. A maior parte da vida se relaciona com outras pessoas. Essa relação pode ser de muitos tipos, desde a vida em família, grupo ou organização, até a relação econômica.
Quanto mais complexa é uma sociedade, os trabalhos sociais são mais especializados e mais dependemos uns dos outros. A relação entre as pessoas também se estende no tempo, através de aspectos como a linguagem, a cultura, a arte, as técnicas e as ciências. Se ampliarmos o suficiente nossa visão, observamos como dependemos e usufruimos dos benefícios de pessoas singulares e anônimas que viveram antes de nós.

Por tudo isso é necessário compreender as leis que regem as relações entre as pessoas e aprender a respeitá-las e a desenvolver-nos com elas. Essas leis são universais, mas nem sempre se entendem bem e nem se aplicam. Dominar essas regras requer esforço e aplicação, e deve ser uma parte da formação de todo estudante, seja ele de ensino fundamental, universitário ou autônomo.
No ambiente de trabalho e como cidadão o estudante que está sendo preparado deve ter seus esforços direcionados para outras pessoas - como destinatários do esforço empreendido pelo aluno ou como colaboradores que os apoiam - , com aquelas que terão que trabalhar compreendendo seus motivos e condicionantes, colocando-se de acordo com os objetivos e metódos e organizando-se para conseguir as metas que tiver proposto. Tem que compreender que são essas relações, por que existem e como desempenhar-se dentro delas. Em definitivo, temos que aprender a trabalhar juntos.

Como conseguir:

• Trabalhar em equipe supõe compreender o que é o comportamento ético e ter bem estabelecido nossos princípios, para relacionarmo-nos a partir deles.
• Compreender a necessidade de planificar nosso trabalho e controlar sua execução, e aprender alguns esquemas simples que nos guiem.
• Estudar o papel da liderança na consequência de uma vida pessoal e grupal satisfatória e conhecer as regras da liderança adequada.
• Analisar a importância das reuniões, seus tipos e as condições para que resultem produtivas e eficientes.
• Compreender o processo de tomar decisões e algumas das principais técnicas de tomada de decisões.
• Conhecer os princípios de negociação construtiva. A competência em equipe se divide em:
1. ETICA
2. APREENDER A TRABALHAR EM EQUIPE
3. APREENDER A TOMAR DECISIÕES

Atividade da Aula 4

 

Atividades - Módulo 4

Também nesse módulo vocês encontrarão algumas atividades a serem feitas. São 2 atividades. 1. Vídeo - 2. Sugestões de Leitura (opcional) - As sugestões de leitura deverão ser utilizadas pelos alunos que queiram ampliar o conhecimento. São leituras escolhidas e avaliadas pela Coordenação, com a finalidade de aumentar o seu universo de conhecimento do tema do nosso curso.

Pequena Reflexão: Inovar, criar, inventar, descobrir são termos todos eles que se referem ao descobrimento de perspectivas, conhecimentos, instrumentos e ações novas. A descoberta e a invenção são algumas das qualidades mais importantes e próprias do ser humano. Quando descobrimos coisas novas fazemos objetos novos que funcionam sentimos a alegria da criação e a sensação de participar de algo muito especial.

Em alguns casos, a criação está ligada ao que o psicólogo Abraham Maslow denominou "auge da experiência". Ser criativo e criar são duas formas plenas de desenvolver nossa condição humana e de desfrutar dela. A inovação e a criatividade permitem ao ser humano e as sociedades adaptarem-se a um ambiente em constante mudança. Nesse sentido são uma necessidade social e pessoal. O adagio popular diz sobre esses feitos: "Renovar-se ou morrer". Na realidade a descoberta e a inovação são qualidades que todos exercemos em nosso cotidiano e de forma simples, quando realizamos pequenas trocas em nossas rotinas e descobrimos coisas novas ou adquirimos novas habilidades. Sem dúvida, os témos criação e descoberta é frequentemente associada à prestação e conclusões de um nível técnico. Neste sentido, a sociedade reconhece estas atividades entre mérito, louvável e dignas de elogio.


William Kamkwamba: Como eu dominei o vento

OBS. IMPORTANTE: Clique em View Subtitiles, e na janela que abrir procure o idioma em Português, assim você poderá visualizar a tradução e acompanhar a palestra em português.

Aos 14 anos, em meio à pobreza e fome, um garoto de Malawi construiu um moinho para gerar eletricidade para a casa de sua família. Hoje, aos 22, William Kamkwamba, palestrante aqui no TED, pela segunda vez, conta com suas próprias palavras a emocionante história da invenção que transformou sua vida. Um vídeo sobre: determinação, coragem, força de vontade, superaçãoda fome na África, vitória.


Sugestões de Leitura e Pesquisa:
O que é gestão de projetos?
Pensamento Lateral: Como se libertar dos bloqueios mentais
Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais

Atividade  
Teste: Para que lado a moça gira?
Teste de Personalidade

| 1. Inovação | 2. Investigação | 3. Gestão de Projetos | 4. Trabalhar Juntos |