Aula 4 - Aprender a gerar Conhecimento (2/4)

| 1. Inovação | 2. Investigação | 3. Gestão de Projetos | 4. Trabalhar Juntos |

Aprender a gerar Conhecimento

2. HABILIDADES DE INVESTIGACÃO

"É basicamente através das habilidades de investigação que as crianças aprendem a associar suas atuais experiências com aquilo que já aconteceu em suas vidas e com aquilo que esperam que aconteça. Elas aprendem a explicar e prever, e a identificar causas e efeitos, meios e fins, e meios e conseqüências, como também a distinguir estas coisas entre si. Elas aprendem a formular problemas, estimar, medir e desenvolver as inúmeras capacidades que formam a prática que se associa ao processo de investigação”. (Lipman, 1995: 66).

Através das habilidades cognitivas: raciocínio, investigação, formação de conceitos e tradução a educação estará estimulando as crianças a pensarem melhor. No diálogo disciplinado, as pessoas envolvidas estarão raciocinando juntas, desafiando o pensar sobre conceitos significantes e desenvolvem a capacidade de pensarem por si mesmas para que possam pensar original e responsavelmente quando confrontadas. Pensando criticamente não permanecerão indefesos diante dos esforços em doutriná-los.

Lipman coloca que o objetivo da filosofia é o de cultivar a excelência no pensamento, e os filósofos fazem isso examinando o que é pensar historicamente, musicalmente, matematicamente que é pensar excelentemente nas disciplinas. A filosofia para criança pode oferecer um sentido intelectual no qual a criança poderá participar do diálogo investigativo, onde se procura buscar respostas e se aprende a julgar e avaliar com maior segurança e maior significado.

A metodologia de Investigação:
• Permite a análise reflexiva e crítica dos conceitos teóricos a desenvolver em uma investigação.
• Ajuda na utilização de passos e procedimentos para resolver problemas cujas soluções se encontram pela aplicação do método científico.
• Desenvolve a capacidade de crítica e argumentação na hora de tomar decisões frente aos processos a seguir.
• É uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e científicas.
• Estabelece o rumo correto de uma investigação assegurando um trabalho eficaz e eficiente frente aos resultados obtidos.

A investigação constitue um caminho para conhecer a realidade em qualquer campo do conhecimento humano. Se trata de um processo que mediante a aplicação do método científico, procura obter informação relevante e fidedigna para entender, verificar, corrigir ou aplicar o conhecimento. (Tamayo e Tamayo, 1999)
A investigação científica acarreta esforço e dedicação; as pessoas que participam como investigadores são estudiosas, críticas, criativas, honestas e sistemáticas, e estão sempre dispostas a aprender e a crescer.
O método científico é um guia de procedimentos, produto da experiência e da reflexão, que dipõe pautas lógicas gerais para desenvolver e coordenar operações destinadas ao estabelecimento e soluções de problemas relacionados com a ciência de modo mais eficaz possível.
Para alguns autores o método científico é: "O conjunto de procedimentos pelos quais, se traçam problemas científicos que se põem a prova as hipóteses científicas."
As fases, mais as operações intermediarias que se expõe a continuação descrevem o processo que seguem geralmente as atividades de investigação; mas também há que levar em conta as recomendações dos investigadores experientes e os teóricos da investigação no sentido não devem considerar-se normas rígidas ou inalteráveis nem regras infalíveis na hora de efetuar uma investigação científica.

PROCEDIMENTOS:
Toda investigação tem um processo que compreende uma série de atividades que abrange etapas com limites bem estabelecidos. Estas etapas podem ser:
1. PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO
2. IDENTIFICAR OS PROBLEMAS E ESPECIFICAR OS OBJETIVOS DA INVESTIGAÇÃO

1. PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO

2. IDENTIFICAR OS PROBLEMAS E ESPECIFICAR OS OBJETIVOS DA INVESTIGAÇÃO

O primeiro passo a dar é definir cuidadosamente o problema e colocá-lo de acordo com os objetivos da investigação, porque, a menos que o problema se defina bem, o custo do recolhimento de dados pode muito bem exceder o valor das conclusões. Um antigo provérbio diz: "Um problema bem definido é um problema meio resolvido".
Se deve buscar um equilibrio entre definir o problema de um forma demasiadamente extensa ou defini-la de uma forma demasiadamente curta. O investigador pode obter informação desnecessária e inclusive não conseguir o que realmente necessita.

Para os alunos que tiverem maior interesse em saber sobre os Tipos de Investigação acessem os artigos que colocamos abaixo:

A questão do método na investigação científica

Histórias de Vida: Um método Qualitativo de Investigação

O "V" Epismetológico como Instrumento Metodológico para o Processo de Investigação

 

| 1. Inovação | 2. Investigação | 3. Gestão de Projetos | 4. Trabalhar Juntos |