Piano e Violão - Década de 1960 e 1970.Profa. Arlete Embacher
 
 

História.

Casa da Rua: Domingos Agostim, 115 - Tatuapé - SPEu iniciei na música muito cedo com cerca de 5 anos de idade, em 1952, como experiência no instrumento, com um professor de nome Pedro que me deu as primeiras noções do instrumento. Fiquei pouco tempo com esse professor, devido a idade. Mais tarde por volta dos meus 8 ou 9 anos de idade voltei a estudar no próprio bairro do Tatuapé com uma professora particular de nome Miriam, morava na Rua Jarinú. Mais tarde para dar prosseguimento e melhorar a técnica fui encaminhada para uma professora moradora no Brás de nome Elvira, foi ela realmente que desenvolveu a minha técnica no teclado e me preparou para entrar no Conservatório Musical Heitor Villa Lobos no Ipiranga. Estudei no Conservatório por cerca de 3 anos. Minha formatura ocorreu em 1966.

A partir de 1967, iniciei como professora de piano dando aulas em casa. A minha primeira aluna de piano foi Wilma Severini, que morava na Rua Jarinú, no Tatuapé.

Em 1968 ampliei o número de alunos dando aulas particulares de piano também no Colégio N. Sra de Lourdes, Água Rasa, onde na época cursava o Magistério. As Irmãs me alugaram uma sala próximo a horta perto da casa do "vô" (zelador). Comprei um novo piano para essa sala, onde ministrei aulas por 4 anos até dezembro de 1971, quando houve a ampliação do Colégio, o espaço próximo a casa do "vô" foi demolida, inclusive a sala de piano. A minha primeira aluna no Colégio foi Neuseli Martins Costa.

Com a oportunidade dada pelas Irmãs iniciei na prática a organizar e administrar os meus alunos. Em primeiro lugar fiz a carteirinha para avaliações de nossas aulas e respectivo recibo, além de um caderno para o devido contrôle de todas as atividades.

A partir de 1970, já formada, não frequentando mais o Colégio, e agora com dois pianos, meu pai adaptou uma sala para minhas aulas em minha antiga residência - foto acima, na rua Domingos Agostim, número 115 - Tatuapé (hoje é o Shopping Tatuapé).

Entre as aulas de piano e violão eu dava aulas de teoria musical, expressão corporal, História da Música e organizava o nosso festival de música. Os festivais eram organizados para que os meus alunos de violão explorassem seu lado criativo em composições musicais. Viviamos na época a influência dos Festivais de MPB da TV Record.

As músicas de violão eram selecionadas para despertar no aluno o gosto por nossa música folclórica e popular brasileira.

Tive vários alunos do meu bairro, assim como do bairro da Água Rasa (alunos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes onde eu fazia o Magistério) e do bairro da Vila Mariana, Paraiso, Mooca, Interlagos, Jardim Consórcio. Foi uma época mágica. A música enaltece o espírito. As crianças eram dedicadas e lindas.

Nossa rua era calma e pacata na década de 1960. Sempre lembrarei o jipe que o papai usava estacionado na porta de casa logo no início de 60, antes de trocarmos o portão da casa.

Hoje nessa rua encontramos o Shoppin Tatuapé cuja construção data de 1977. Data em que fomos desapropriados pelo mêtro.



Meus Alunos.

Eu tive vários alunos de piano e violão. Dei aulas até o final do ano de 1975 quando parei para me dedicar única e exclusivamente as escolas que ingressei. Coloco abaixo alguns dos meus alunos de música.

Alunos de piano

Alunos de violão

Certificado inicial de Piano

Alunos: ontem e hoje

Sobe

Este site é uma cortesia da MiniWeb Educação..