Autor: Irmã Anna Carolina dos Santos (FIC)

Casas FIC no Brasil

Araraquara vem do Tupi "Aracoara" que significa "Morada do Sol", que é como ela é conhecida.4- Novo núcleo das FIC - Araraquara - SP

O descortinar de um horizonte esperançoso e feliz

"Para que se possa escutar os acontecimentos, necessário se faz ser habilitado pela sabedoria da vida".

As grandes dificuldades dos primeiros anos não abatiam o ânimo de Madre Batista, nem sua inabalável confiança em Deus. Seu desejo, como também das superioras da casa Generalícia, era quanto antes conseguirem um local apropriado para o estabelecimento de um Noviciado, onde as vocações, que começavam a despontar, pudessem receber melhor formação.

No dia 25 de abril de 1926, Madre Batista recebia, por carta, do Revmo. Pe. Estevão o pedido de religiosas para um Asilo, em Araraquara. Ali poderiam também dar início ao Noviciado. Seu contentamento foi grande, pois dessa forma se concretizaria o seu anseio, além do que, Araraquara, por sua localização, seria um lugar ideal.

Para as FIC, Araraquara foi e continua sendo uma cidade acolhedora e cheia de esperanças onde existe uma grande seara para suas mais diversas atividades: sociais, educacionais, pastorais, administrativas.

"Coleginho" - Oitenta anos ensinando e educando

Em 19 de maio de 1932, no pátio da escola, com um grupo de crianças entre 03 e 10 anos, uma das professoras toma a palavra e diz: "Hoje, vamos iniciar o nosso curso de Jardim da Infância e o Primário. Queridas mães, nosso intuíto é ensinar às crianças não só conhecimentos básicos, mas também levar, a todas vocês, a Palavra da Vida, que é o Evangelho; incutir-lhes, o amor a Deus e aos irmãos; ensinar-lhes, o caminho do bem, da justiça e da paz. Estamos também iniciando os cursos de Corte e Costura, Datilografia, Arte-Culinária, Pintura e Bordado. Se souberem de pessoas interessadas, pedimos no-las enviar. "

Com essas palavras tinha início o Curso Particular Jardim da Infância São José. Sua missão de ensinar se cumpriria, a cada dia, sob a orientação de sua primeira Diretora - Irmã Francisca Varani.

Em 1942, passou a denominar-se Colégio Santa Terezinha, depois de alguns anos, Externato Santa Terezinha e, finalmente, a partir de 1981, Escola de 1º grau do Externato Santa Terezinha. Esse estabelecimento cresceu, mas continua conhecido com o carinhoso nome que lhe deram os primeiros alunos - "Coleginho".

Como toda escola teve seus altos e baixos. Houve uma época em que mesmo o primário deixou de funcionar. A nova Lei exigia que que houvesse continuidade até a 8ª série e as dificuldades eram muitas. Mas, em 1981, as Irmãs Graziela Bove e Irmã Jandyra se propuseram levar a escola até a 8ª série. Já no ano seguinte,os alunos da 4ª série puderam permanecerno Colégio para fazerm a 5ª série. Enfrentaram muitas dificuldades, mas cumpriram a promessa. Em 1982, nova dependência foi inaugurada - o "Castelinho", destinado ao Curso Infantil, com instalações modernas, confortáveis e de muita beleza. Em 1985, a primeira turma de 1º grau se formava. As melhorias não param: a quadra coberta é, no presente, uma realidade. E mais do que o desenvolvimento material, aprimora-se para levar seus alunos, a atuarem positivamente num mundo em transformação.

Irmãs que dirigiram o Externato desde sua fundação em 1922:

1- Irmã Francisca Varani
2- Madre Mansueta
3- Madre Beatriz
4- Irmã Celina Neves
5- Irmã Benigna
6- Irmã Cacilda Moraes
7- Irmã Leocádia
8- Irmã Boaventura
9- Irmã Antonia Feltre

  10- Irmã Agostinha
11- Irmã Aracy
12- Irmã Graziela Bove
13- Irmã Jandyra
14- Irmã Madalena
15- Irmã Terezinha
16- Irmã Auxiliadora
17-
18-

Foto: Castelinho

Parque Infantil do "Coleginho"

Voltar | Subir | Próxima



Buscar


IRMÃS FRANCISCANAS DA IMACULADA CONCEIÇÃO- Avenida Prudente de Moraes, 659 - Araraquara - SP - Brasil