Socialismo
 

Manifesto do Partido Comunista - Karl Marx; Friedrich Engels

Já é tempo de os comunistas exporem abertamente, perante o mundo todo, sua maneira de pensar, os seus objetivos, as suas tendências, e de contraporem ao conto da carochinha sobre o espectro do comunismo um manifesto do próprio partido. Com esse objetivo, reuniram-se em Londres comunistas das mais diversas nacionalidades e esboçaram o seguinte manifesto, que está sendo publicado em idioma inglês, francês, alemão, italiano, flamengo e dinamarquês. PDF

MARX E A REVOLUÇÃO EUROPEIA DE 1848

MARX E A REVOLUÇÃO EUROPEIA DE 1848* Por Karl Korsch, 1948 Como acontecera já durante a Primeira Guerra mundial, os alemães viram-se acusados durante a segunda e até hoje de não serem democratas.

MARX Ontem e hoje. E amanhã?

O papel do marxismo ao longo da história é analisado nesta e nas próximas três páginas pelo cientista político Armando Boito (Unicamp), pelo historiador Jorge Grespan (USP), pelo filósofo Roberto Romano (Unicamp) e pelo deputado federal e escritor Fernando Gabeira (PV-RJ).

Max Weber e o destino do "despotismo oriental"

MAX WEBER. Estudos políticos. Rússia 1905 e 1917. Artigo de Sérgio da Mata.
O interesse de Weber pela Rússia vinha de longe. Ele estava bastante familiarizado com a literatura de Dostoiévski e Tolstói, bem como com os escritos do filósofo Vladimir Soloviev.2 Em 1912, chegaria a anunciar, em carta, o desejo de escrever um livro (o que nunca chegou a ocorrer) sobre a ética em Tolstói.

 

Nacional-Socialismo

A história da humanidade é a história da luta entre as raças". Parafrasendo Marx, este poderia ser o resumo de toda a teoria exposta por Hitler no Mein Kampf. Antes de avaliarmos o Estado e suas funções na estrutura nacional-socialista, cumpre nos determos um pouco sobre a situação e motivações mais próximas que ensejaram o surgimento das idéias nacional-socialistas e os motivos de sua adoção como alternativa ao comunismo naquele conturbado período da nação alemã, a década de 30.

Os prótocolos dos sábios de Sião

Os Protocolos dos Sábios de Sião são uma falsificação criada na Rússia pela Okhrana (polícia secreta), que culpava os judeus pelas mazelas do país. Foi impressa pela primeira vez privativamente em 1897, e tornada pública em 1905. Foi copiada de uma novela do século 19 escrita por Hermann Goedsche (Biarritz, 1868) e alega que uma conspiração judaica planejaria assumir o controle do mundo.

Passado enterrado

Oitenta anos depois de ser morto pelos comunistas com a mulher e os filhos, Nicolau II, o último czar da Rússia, será sepultado com honras de chefe de Estado

RITUAIS POLÍTICOS E A TRANSFORMAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA ITALIANO

Os rituais exercem um papel central na vida política contemporânea, mesmo que, freqüentemente, este papel não seja reconhecido. Demonstramos, através da análise da transformação, entre 1989-1991, do Partido Comunista Italiano (PCI) em um partido pós-comunista, o papel-chave do ritual na política moderna. Ao longo deste caminho, examinamos e ilustramos as maneiras pelas quais os rituais são empregados para propósitos políticos.

São Petesburgo

Ao longo de todo o período czarista, a vida e a situação econômico-social dos judeus em São Petersburgo oscilava de acordo com as diretrizes tomadas por cada novo czar. Sua presença na cidade foi, em algumas épocas, totalmente proibida, em outras bastante restrita. Foi em São Petersburgo que os judeus iniciaram o processo de sua emancipação intelectual e de fortalecimento do ideal sionista.

Sobre a moralidade de Karl Marx

A primeira coisa a ressaltar em Marx diz respeito ao caráter impositivo. Marx não pedia, mandava. Não se desculpava, justificava-se. Não dialogava, impunha ou aliciava. Um dos poucos homens com quem conviveu sem brigar, o poeta Heinrich Heine, escreveu que “Marx se julga um Deus Ateu autonomeado”. Quando, por qualquer razão, se impacientava com um circundante – como no caso em que humilhou publicamente o operário Weitling –, partia para explosão verbal.

Presença judaíca em São Petesburgo

Segunda maior cidade da Rússia, São Petersburgo foi construída em 1703, por arquitetos italianos e holandeses, a pedido do czar Pedro I, que a tornou sua capital. Conhecida por Leningrado no século passado, sempre foi considerada a mais bonita cidade da Rússia.

<< - 1 - 2 - >>

COMPARTILHE A MINIWEB EDUCAÇÃO COM SEUS AMIGOS